ColunasDestaques

A razão da fé

Pr Izar Andrade - Igreja Assembleia de Deus

Uns confiam em carros, outros, em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos em o nome do SENHOR, nosso Deus. Salmos 20:7

“Maldito o homem que deposita sua confiança em si próprio ou no outro, que faz da carne mortal o seu braço” (Jeremias  17.5). A exortação é tão severa da parte de Deus porque essa auto-suficiência leva o homem a apartar-se de Deus.

Há uma diferença abismal, mas ao mesmo tempo sutil, entre a autoconfiança, fruto de uma boa auto-estima e a confiança em Deus. A primeira surge de você para você mesmo, é a crença na sua potencialidade, na sua capacidade, na sua habilidade o que nos leva produzir e conquistar coisas humanas. A outra nasce do coração de Deus e é gerada em nosso espírito por Ele próprio. Neste caso, a fé não produz em si mesma o mérito humano: a soberba, pelo contrário, é o reconhecimento confiante e absoluto na glória e no poder divino.

Note que a crença em nós é importante, pois toda boa capacidade humana veio de Deus, contudo, a essa boa crença se torna perversa quando gera uma confiança apenas em nós em detrimento ao Senhor. Os que confiam em carros e cavalos, depositam sua esperança nos meios naturais, terrenos e, que portanto, seus resultados serão sempre limitados as leis naturais. E, o pior disto, que somente a crença em nós gera o orgulho por declarar: eu cri, logo fiz!

A razão da fé é simples: é levar ao homem a humildade genuína na compreensão correta de quem é Deus e quem somos nós. Como diz o salmista: “se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem(Salmo127.1-2).

Não é de se admirar que é “impossível agradar a Deus sem fé “(Hebreus 11.6), pois é dar a devida credibilidade e honra a aquele que pode toda as coisas. Assim, os que semeiam espiritualmente em fé não viverão apenas numa dimensão das leis naturais, mas também sobre as leis espirituais, ou seja, na dimensão sobrenatural. E, é por isso, que o profeta Habacuque declara: o justo viverá pela fé” (Habacuque 2.4).

A fé, não é gerada pelo esmero humano, mas sim, pela diligência espiritual. O apostolo Paulo declara que a “fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus” (Romanos 10.17), ou seja, não é dar ouvidos aos nossos sentimentos, nem tão pouco olhar para nossa força, mas sim tirar os olhos de si e elevar-se a Deus. Logo, a fé só pode ser desenvolvida à medida que você conheça a Deus. Não é por menos que Deus faz infinitamente mais do que pensamos ou imaginamos quando “simplesmente” discernirmos o que fé: a entrega e a confiança total ao Deus soberano.

Igreja Evangélica Assembléia de Deus, rua Barão de Caçapava, 925.

Reuniões  quintas 19 h e 30 min. e domingos 19 h.

Visite-nos, teremos prazer em recebê-lo.

 

Comentários

Tags

Artigos relacionados

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios