DestaquesNotícias Gerais

Golpes de Dia dos Namorados no WhatsApp já afetaram mais de 50 mil em dois dias

Com a proximidade do Dia dos Namorados, estão surgindo cada vez mais golpes voltados para fisgar os consumidores que irão comemorar a data. Prova disso é que o dfndr lab, braço da PSafe especializado em segurança digital, identificou dois golpes que utilizam a marca “O Boticário” oferecendo supostos kits de perfumes. De acordo com o laboratório, mais de 50 mil pessoas foram prejudicadas em apenas dois dias. Esse número equivale a cerca de 1.500 ataques por hora, vale ressaltar.

Link malicioso compartilhado pelo WhatsApp, que oferece perfumes do O Boticário (Imagem: dfnr lab)

Assim como ocorre normalmente em golpes do tipo, o ataque consiste em induzir o usuário a clicar num link disseminado pelo WhatsApp, pelo qual ele irá responder uma pesquisa fictícia. Após completar a pesquisa, a pessoa acaba tendo que compartilhar o link malicioso com mais 5 contatos ou grupos do WhatsApp caso queira receber o tal prêmio. Obviamente, a pessoa acaba sendo encorajada a inserir dados pessoais e a realizar o download de aplicativos maliciosos no processo.

Thank you for watching

Suposta pesquisa que premia o usuário com um kit de perfumes (Imagem: dfnr lab)


Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, diz que a utilização de marcas conhecidas para aplicar golpes pelo WhatsApp se tornou uma atividade extremamente comum entre os mal-intencionados, de forma que os cibercriminosos se aproveitam da fama das empresas e de datas comercias para elaborar ataques quase idênticos às promoções verdadeiras — isso quando elas existem, pois em muitos casos os golpes anunciam ofertas que não condizem com nenhuma ação oficial das marcas em questão.
Como de praxe, é necessário verificar a veracidade do link recebido, bem como se deve suspeitar de promoções ou descontos vantajosos demais, já que eles possuem grande probabilidade de ser um golpe. Caso ache que o tal evento seja verdadeiro, busque sempre confirmar essa informação no site da própria marca, ou em suas redes sociais oficiais. Afinal, difícil imaginar uma empresa fazendo uma ação promocional sem divulgá-la em plataformas como Facebook e Instagram, não é mesmo?

As informações são do site Canaltech

Comentários

Artigos relacionados

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios