DestaquesNotícias Gerais

Indígenas de Caçapava do Sul vão receber sementes de milho e feijão da Secretaria da Agricultura

A entrega das sementes de milho e feijão integram o projeto Semeando nas Aldeias, que também disponibiliza sementes de hortaliças. Cada família recebe um kit com seis espécies. O objetivo é a soberania alimentar das aldeias indígenas no Rio Grande do Sul. Ele foi debatido e aprovado no Conselho Estadual dos Povos Indígenas (Cepi).

O diretor do Departamento de Desenvolvimento Agrário, Pesqueiro, Aquícola, Indígenas e Quilombolas (DDAPA) da SEAPDR, Maurício Neuhaus, esclarece que o levantamento da demanda de sementes foi feito pelos escritórios municipais da Emater. “A Emater tem um papel fundamental, pois, além de entregar as sementes, faz um acompanhamento do plantio e do desenvolvimento das diferentes culturas. Também participa da elaboração de materiais, tanto para cultivo, como para transformação da colheita em alimento, que é a principal finalidade do programa”.

Para além desse projeto, a SEAPDR pretende distribuir 30 mil quilos de sementes de milho e feijão para comunidades indígenas e quilombolas do Estado. São 3812 famílias, em 49 municípios, que vão receber estas sementes até agosto, antes do início do plantio.  Em algumas comunidades, a Emater já recebeu as sementes para a distribuição no próximo mês, como as aldeias indígenas de Porto Alegre, índios e quilombolas de Cachoeira do Sul e Caçapava do Sul, quilombolas de Encruzilhada do Sul, Rio Pardo, Vale Verde, Piratini, Rosário do Sul, Santana do Livramento e Alegrete.

Os recursos investidos foram de R$ 258.013,14, do orçamento do Estado, e a compra foi feita através de licitação. Atualmente, existem no Rio Grande do Sul 158 aldeias indígenas em 72 municípios e 126 comunidades quilombolas rurais com cerca de 4 mil famílias, localizadas principalmente na zona Sul do Estado.

Comentários

Artigos relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios